Erros que os principiantes de yoga devem evitar

erros que todos os principiantes de yoga devem evitar

As pessoas que buscam conviver mais harmonicamente com o seu corpo, procuram o yoga como forma de melhorar seu condicionamento físico, postura e saúde.

Entretanto, quando são principiantes de yoga, as vezes não têm as orientações necessárias e cometem sérios erros que podem prejudicá-las.

Modalidades para principiantes de yoga

Quem deseja iniciar nessa prática deve saber que são ofertadas diversas modalidades de yoga no Brasil. Algumas práticas de yoga são mais dinâmicas e outras mais contemplativas, o iniciante de yoga deve adequar a sua escolha de acordo com os objetivos que deseja alcançar.

Por exemplo, os principiantes de yoga têm dificuldade de acompanharem o ritmo e os asanas (posturas) de yoga de quem já pratica há algum tempo. Por esse motivo, a aprendizagem deve iniciar do nível básico ou a partir de uma sondagem do professor de yoga, porque ele saberá dizer qual o nível em que o praticante se encontra.

A saber existem alguns tipos mais comuns de yoga no Brasil, são eles: vinyasa yoga, hatha yoga, ashtanga yoga, iyengar yoga, kundalini yoga, yoga integral e superioga.

Erros comuns cometidos por iniciantes de yoga

Na ansiedade de começar a praticar yoga, as pessoas pesquisam alguns asanas (posturas) e saem por aí praticando. Não é errado querer aprender e pesquisar por conta própria, mas esse é um caminho um pouco complicado. No entanto, pode ser facilitado com alguns cuidados em relação aos erros comuns cometidos por principiantes de yoga. São eles:

Não se alongar e se aquecer antes da prática do yoga

Apesar do yoga em si trazer exercícios de alongamento, é necessário realizar alguns alongamentos básicos antes de começar, alongando os principais músculos que serão requisitados durante a prática.

Importante não esquecer de fazer também um aquecimento, pode ser simplesmente marchar, correr sem sair do lugar, fazer alguns agachamentos entre outros.

Inclua o alongamento e o aquecimento na sua prática para evitar lesões futuras, isso não leva nem 8 minutos e assegura mais energia e amplitude nos movimentos porque proporciona maior circulação sanguínea.

Comer antes de praticar yoga

A barriga cheia dá uma sensação de inchaço e deixa o organismo lento focado na digestão. Portanto, nada de se empanturrar de alimentos pesados antes de praticar yoga. Se for se alimentar prefira alimentos leves, tais como: barrinhas naturais, frutas, cereais, e alimente-se duas horas antes da aula.

Prender a respiração

É normal querer prender a respiração quando se está tentando realizar a postura correta ou se equilibrar. Mas quando a respiração é prendida, tranca o fluxo de energia e isso causa tensão, também é indicio de que você está forçando demais. É preferível recuperar o fôlego e fazer uma pausa nesses momentos para obter o controle da respiração.

Forçar posturas

É extremamente importante respeitar os limites do corpo e não realizar posturas que forcem demais a musculatura, principalmente nas primeiras vezes de prática. As posturas devem ser realizadas da maneira mais correta possível, sempre adequadas ao nível do praticante.

Assim sendo, a flexibilidade será adquirida gradualmente e as posições se tornarão mais fáceis de serem realizar.

Uma vez que se inicia a prática do yoga, assim como qualquer outra, o ideal é que ocorra continuidade. Somente a prática contínua levará o praticante de yoga a alcançar seus objetivos. Recomenda-se a prática do yoga pelo menos 2-3 vezes durante a semana.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 3.3/5 (3 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

Yoga para iniciantes – SP

yoga para iniciantes sp

O Yoga é indicado para pessoas de todas as idades e se caracteriza como uma série de exercícios que envolvem respiração, posturas psico-físicas e meditação.

Yoga para iniciantes – RJ

yoga para iniciantes rj

O Yoga traz benefícios para o corpo e para mente e pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Em todo o país existe milhares de estúdios e centros especializados em promover aulas dessa arte milenar.